1 de mar de 2016

#Livros: Lidos em Fevereiro

Olá! O segundo mês do ano já passou e com isso tem post de leituras do mês sim e tem indicações legais~ espero que gostem! 
Eu resolvi mudar a forma com que organizo as minhas leituras novamente por mês e não por país como fiz na última postagem, espero que fique mais organizado assim!




☑ Demian - Hermann hesse | Alemanha
☑ 1Q84 Vol. 2 - Haruki Murakami | Japão
☑ O escaravelho do diabo - Lucia machado de almeida |♡| Brasil
☑ Morte na mesopotâmia - Agatha cristie |❄| Inglaterra
☑ Cem gramas de centeio - Agatha Cristie |❄| Inglaterra
☑ O Poder do Agora - Eckhart Tolle | Alemanha


Livros lidos em Fevereiro:6
Livros do desafio 198 países, 198 livros lidos: 0/198 países (Eu estou lendo dois que contariam como parte do desafio mas não consegui terminar a tempo)


Indicações:

Demian - Hermann Hesse 

Sinopse: O livro relata o amadurecimento de um jovem a partir de sua estranha relação com um rapaz de personalidade misteriosa e sedutora, que muda sua vida para sempre.O tema central do livro é o conflito entre a dualidade “mundo luminoso” (ideal) e “mundo sombrio” (real) por que tem de passar Sinclair para encontrar a sua personalidade.

Esse foi um livro que eu comecei a ler por acaso, eu tinha como indicação de muitos professores da minha faculdade o livro do mesmo autor chamado "O Lobo da Estepe" mas quando baixei um pdf o conteúdo era de Demian e resolvi prosseguir a leitura e não me arrependo em nada, arrisco dizer que esse livro me mudou de diversas formas, os questionamentos  do Sinclair [personagem principal e narrador] de alguma forma penetram em você, todas as falas sobre dualidade etc. O melhor é que Demian ocupa um papel importantíssimo na vida de Sinclair mas ele não dá todas as respostas, algo que se pode aproveitar dessa leitura é que as indagações, as conclusões e os aprendizados já são algo que estão dentro de você e muitas vezes alguém de fora poderá dar um 'empurrãozinho' mas você é o responsável.
Ao ler marquei diversas frases no pdf porque sempre aprendia alguma coisa nova e acredito que ainda não tenha abstraído muita coisa do livro, tenho muito mais o que aprender e por isso vai se tornar uma daquelas leituras obrigatórias anuais para perceber coisas que em leituras prévias foram passadas batido.

Alguns trechos do livro: 

"A ave sai do ovo. O ovo é o mundo. Quem quiser nascer tem que destruir um mundo. (...)"

"É necessário existir esse tipo de imagem para que as pessoas continuem a viver. Uma imagem que possui um significado que não se pode explicar por meio de palavras. "

"Não creio ser um homem que saiba. Tenho sido sempre um homem que busca, mas já agora não busco mais nas estrelas e nos livros. Começo a ouvir os ensinamentos que meu sangue murmura em mim.”

"Quando odiamos um  homem, odiamos em sua imagem algo que trazemos em nós mesmos"



O poder do agora - Eckhart Tolle
Pense no agora Viva o agora
  
Sinopse: Combinando conceitos do cristianismo, do budismo, do hinduísmo, do taoísmo e de outras tradições espirituais,Tolle elaborou um guia de grande eficiência para a descoberta do nosso potencial interior. Este livro é um manual prático que nos ensina a tomar consciência dos pensamentos e emoções que nos impedem de vivenciar plenamente a alegria e a paz que estão dentro de nós mesmos

Uma foto publicada por 6021990 (@198livros) em


Engraçado que as duas indicações desse post são de literatura alemã, enquanto o primeiro é uma obra fictícia mas mesmo assim nos traz diversas indagações e nos ajuda no crescimento mesmo que ao iniciar a leitura o leitor não esperasse por isso, esse segundo  é um auto proclamado "guia de iluminação espiritual" e quem me indicou esse livro? A Gabi! sempre gabi, bjs gabi haha.
Eu comecei a ler esse livro ano passado mas sempre acabava parando, o engraçado é que sempre que eu voltava a ler o trecho me ajudava muito! Se eu tivesse lido tudo de uma vez talvez não tivesse me ajudado tanto porque se encaixava direitinho com as situações que eu estava passando. Aliás, o próprio texto tem um símbolo que indica um momento para parar a leitura e absorver aquilo que foi dito, legal né?

O capítulo da foto acima é o meu preferido em todo livro e talvez o que mais tenha me ajudado, o livro todo fala pra você se concentrar no seu agora, no seu agora não há problemas, não há preocupações, preste atenção em cada ação como cada degrau que você sobe a escada, se torne consciente do seu ego, da sua dor, quebre a casca que eles criam em você e não seja dominado, mas esse em especial é sobre negatividade, aceitação e descarte.
Eu já postei aqui sobre meus métodos de organização e estudo, eu sou viciada em listas o que me faz sempre estar muito conectada com o futuro, o que eu tenho que fazer e parece que eu não vivo o agora mas meu presente é sempre uma ponte para um futuro que não chega nunca o que causa sempre insatisfação, e o pior de tudo são aqueles momentos em que eu não queria cumprir as metas do meu dia, mesmo se eu jogava tudo pro alto era algo da boca pra fora porque eu continuava o dia inteiro reclamando que podia ter feito N coisas e não me tornei produtiva nem descansei e esse parágrafo foi um tapa na minha cara.
"Levante-se e faça agora. Ou, em vez disso, aceite totalmente a sua inatividade (...) Mergulhe nela por inteiro. Desfrute-a."

É muito engraçado porque embora eu não tenha mudado muito, o livro é um guia e você tem que ir se descobrindo, ou melhor, o livro é um Demian e você é o Sinclair, aos poucos já consigo perceber que estou consciente de situações a minha volta que antes agiria totalmente por impulso e só perceber isso já é algo gratificante que já me fez querer colocar todos os ensinamentos em ação.


✧Essas são as minhas leituras que mais me provocaram/ensinaram nesse mês e por isso escrevi um pouco mais sobre elas, mas todos os outros livros da listinha são muito bons e indico para todo mundo ler! 
Se alguém aqui tem listography e quer conferir as minhas listinhas (de livros em andamento durante o mês, filmes etc) pode me seguir aqui.

Já leu algum desses livros? Sentiu curiosidade pra ler algum? Comente haha
Beijos~ 

Um comentário :

  1. Que bom que gostou do livro! =3 eu adoron as suas indicações de tudo! Hahahaha

    ResponderExcluir